Oi pessoal!
A primeira receita do blog vai ser uma das mais pedidas por vocês e também uma homenagem a famosa Dona Carmela, que além de ser a melhor mãe do mundo (mãe é mãe!!!), foi quem me ensinou todos os segredinhos de cozinha e ajuda até hoje me socorrendo quando preciso! Agora que estou passeando pela Inglaterra, mais ainda, porque eu não trouxe meu caderno de receitas (%@&*!!) e toda hora tenho que tirar as dúvidas com ela! hehe
Esta receita é criação dela, e por isso leva seu nome, claro. Gosto muito de fazer porque é rápida, prática, e não deixa bagunça na cozinha… hehe.
Ingredientes:
3 batatas médias
3 tomates picados, sem sementes
1/2 xícara de folhas de manjericão picadas com as mãos
250 gr de queijo mussarela ou gouda, fatiados
½ lata de creme de leite
½ cebola picada
2 dentes de alho amassados
Sal
1 colher de sopa de azeite
Queijo ralado para gratinar
Modo de Fazer:
Cozinhe as batatas com um pouco de sal na água ou no microondas. Enquanto isso refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente os tomates picados, um pouco de sal e por último o manjericão e o creme de leite. Reserve. Corte as batatas em rodelas e comece a montar as camadas num refratário levemente untado com manteiga, nesta ordem: batatas – refogado – mussarela. Repita ate terminar. A última camada deve ser de mussarela e queijo ralado.
Leve ao forno convencional a 220°C por mais ou menos 15 min ou até gratinar. Como todos os ingredientes estão prontos, basta que o queijo derreta e gratine.
Rende 2 porções
Tempo de preparo : 20 min
Pode acompanhar qualquer tipo de carne, ou até mesmo ser o prato principal com uma salada ou uma entrada simples e que enche os olhos como a que comi no Jamie’s, o restaurante do Jamie Oliver (veja aqui) em Reading. Eram mini chilli peppers, mas você pode substituir por tomates cereja que o resultado é quase o mesmo!
Pronto! Está feito aquele jantarzinho improvisado bem gostoso e você não precisou chamar aquela pizza de novo! 🙂
Dicas: Sempre que possível eu uso microondas ou vapor para cozinhar os alimentos, para que conservem o máximo das suas propriedades. O tempo de cozimento depende do tamanho das batatas e da potência de cada forno (no meu leva 6 minutos na potência “vegetais”. Facilite sua vida lembrando de anotar quanto demorou quando fizer a primeira vez ;-)). Mas atenção: é muito importante FURAR as batatas para que elas não EXPLODAM dentro do microondas, ok?? Use um garfo ou uma faca de ponta e faça vários furos. Eu costumo colocá-las num refratário com a casca, que depois de cozida retira-se com facilidade.
Crie! Você pode adicionar outros ingredientes que goste e variar sempre! Quem não gostar de manjericão pode tirar e colocar orégano por cima de cada camada de mussarela. Quem não estiver cortando calorias pode colocar pedacinhos de bacon por cima da mussarela, ou ainda fatias de presunto, peito de peru, ou outros embutidos. Já meus amigos vegetarianos, podem colocar cenoura ralada, abobrinha cortada em fatias finas, vagem picadinha…
Vai fazer? Conte aqui se gostou! E o que foi que você inventou!
Beijos
Sol
fiz a receita, e toda minha família aprovou, “deliciosa”
Que bom, Ângela!
Muito obrigada por compartilhar conosco! É muito gratificante saber que fizeram alguma receita do blog e gostaram!
Beijos,
Sol
PARABÉNS, VOCÊ TEM “PUDÊÊÊ!!!!!”